O Três com o Cinco: um casal Desempenhador-Observador
- brenda179827
- 8 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Os Três geralmente descrevem-se como extrovertidos e a imensa maioria dos Cincos encaixam-se no perfil clássico do introvertido.
As exigências de privacidade de um introvertido criam um desafio para os Desempenhadores, cuja imagem, pessoal repousa no reconhecimento das tarefas que realizam.
As diferenças naturais entre os dois convidam o Três a ir ao encontro do parceiro mais retraído emocionalmente e a comandar a mecânica do relacionamento.
Quando, por exemplo, uma viagem é planejada, é provável que os Três peçam prospectos, sugiram o itinerário e façam as reservas. Tudo o que Cinco tem de fazer é arrumar as malas e seguir junto.
Essa é uma combinação muito comum tanto na vida afetiva quanto na vida profissional e, de início, mostra um movimento quase sem oposição rumo ao emocionalmente distante Cinco. Os Desempenhadores mostram afeição dando tempo e energia a um relacionamento, o que corresponde aos desejos de um parceiro recluso.
Dizer sim a uma relação afetiva é cheio de dificuldades para os Observadores. É tão fácil distanciar-se e deixar passar que a contínua presença do Cinco já é de fato um compromisso. Os Cincos não raro “iniciam” uma relação posicionando-se de modo a ser instigado emocionalmente pelo outro. Talvez seja preferível aos Três restringir-se, de modo que os limites do Cinco sejam respeitados, a invadir e, inadvertidamente, causar a fuga do Cinco.
O arranjo mais típico mostra o Três na função de secretário social do casal.
O Desempenhador filtra as mensagens telefônicas e os compromissos do casal, consulta o Cinco em particular e, então, leva para o mundo exterior as decisões de ambos.
Essa é uma relação que lucra quando ambos estabelecem sessões para sentar e negociar compromissos mútuos. Nenhum dos dois parceiros é particularmente fascinado pela linguagem dos sentimentos e das emoções e ambos os tipos têm problemas com a intimidade.
O casal talvez ache mais fácil conversar quando a atenção está desviada para um jogo de golfe ou para a caminhada numa trilha.
É de interesse para essas pessoas, naturalmente independentes, formular um sistema de negociação que lhes permita ajustar-se ao estilo de se relacionar do outro.
Os Cincos, por exemplo, podem aprender a desfrutar os prazeres da vida social e os Três podem dispor-se a ser tocados pelo silêncio e pelos contatos serenos.
Autor: Carmen Cyrino
Quem é Carmen Cyrino?
Psicóloga e Psicanalista com mais de 40 anos de experiência.
Professora de Eneagrama na Tradição Narrativa, certificada por Helen Palmer e Urânio Paes.
Colaboradora Oficial da Chestnut Paes Enneagram Academy.
Membro da IEA-Brasil.
Professora de pós-graduação em Eneagrama na Universidade Sentido Único, Gestão Educacional Superior.
Participe da nossa próxima turma de Eneagrama 2024!
Me siga nas redes sociais:www.carmencyrino.com
--Personalidades no Eneagrama
Curso de Eneagrama
Autoconhecimento terapia
Psicanálise Psicanalista
Psicóloga Psicologia
Autoajuda Coach
Resgate do femininoTipo 1, Tipo 2, Tipo 3, Tipo 4, Tipo 5, Tipo 6, Tipo 7, Tipo 8, Tipo 9








Comentários